16 de jul. de 2008

Rei Nomo

Nomo
Ghost Rock
(2008)

O afrobeat está entre meus gêneros favoritos. Não sei bem explicar o porquê, mas alguma coisa ali sempre me deixa extremamente satisfeito. Por isso, é bom ouvir artistas que, em 2008, lançam discos com grandes influências do gênero.

Ghost Rock é o terceiro trabalho da banda norte-americana Nomo. O que mais me impressiona no álbum é que, apesar de ter óbvias influências de Fela Kuti e Tony Allen, ele apresenta uma sonoridade fresca como rosquinhas recém-saídas do forno.

Ritmos eletrônicos, free jazz (aqui leia-se Sun Ra) e até um pouco de pós-rock caminham de mãos dadas com o gênero criado pelo nigeriano Fela Kuti mais de 40 anos atrás. Não há faixas cantadas, o que não faz a menor diferença, uma vez que a qualidade dos arranjos segura o ouvinte até o fim do álbum.

Um disco impressionante, Ghost Rock tem tudo para aparecer em listas de melhores do ano. É um álbum que emana boas vibrações e que flui incrivelmente bem. Não há exageros e a pegada pop deve agradar até quem não costuma gostar de sons instrumentais.

Não deixe de assistir:

2 comentários:

Anônimo disse...

oooi:)
Fela Kuti é bom por demais,e esse som que o Nomo faz támbem,animado e até dançante *-*vou passar pra alguem especial:x

aproveitando a deixa aqui,seria bácana algum album do Lightning Bolt,já que a banda fora citada no post do Black Pus;)

Francisco Mitkus disse...

Olha ai! Pintou o disco do ano hein.