17 de jul. de 2008

You & Me

The Walkmen
You & Me
(2008)

Os três discos do Walkmen, um por um e sem contar o Pussycat, um álbum cover de covers, são marcados por uma tensão agoniante. De vez em quando ela aparecia explicitamente, em letra e música, como em "The Rat"; outras vezes um pouco mais escondida em silêncios e na economia torturante de instrumentos. A bateria, nessa tensão, era a alma da banda. A voz de Hamilton, seus gritos e agudos, e a guitarra incessante expressavam fisicamente a agonia.

Eles só conseguiram relaxar de verdade lá na última faixa do terceiro disco, na triste "Another One Goes By". Não coincidenemtente, um cover.

You & Me, o novo lançamento do grupo, é diferente. O baixo toma a linha de frente e conduz as canções do disco. Hamilton grita menos. O surpreendente baterista se contenta com uma percussão e batida mais leves. A primeira metade do disco passa bonita, porém contida. "In The New Year", sendo a exceção, é linda e intensa.

Mas de "Canadian Girl", a oitava faixa, em diante, o Walkmen acerta a mão e faz de You & Me, o disco com algumas das faixas mais bonitas do grupo. "Four Provinces" com suas duas quebras de ritmos incríveis lembra os bons momentos de Bows + Arrows. "Long Time Ahead of Us" é uma daquelas economicamente tristes e belas. Em "The Blue Route" o agudo de Hamilton aparece de forma precisa. E o final com "I Lost You" e "If Only It Were True" é de fazer chorar até os mais durões.

"I know that it's true
It's gonna be a good year
Out of the darkness
and into the fire
I tell you I love ya
yeah my heart's in the strangest place
that's how it started
and that's how it ends

Yeah I know you're with me
it's a point of pride
And it's louder than lightening
in this room of mine"

No final das contas o Walkmen não está tão diferente assim. Parece que só foi o coração quebrado que aliviou um pouco a tensão. Bem pouco.

2 comentários:

Anônimo disse...

the rat é uma das minhas músicas preferidas da vida!

Vinicius disse...

'Out of the darkness
and into the fire'. Gostei disso. A capa também está bonita. Só falta eu ouvir o disco. baixando...