1 de jun. de 2008

cannonball

Ouvir "The Swimming Song", canção de Loudon Wainwright III, na versão do Vetiver foi uma alegria imensa. Além da música ser perfeita, pra cima do começo ao fim, narrando a natação feita no verão, ela abre o quarto disco de Loudon Wainwright III, com o maravilhoso nome ATTEMPTED MUSTACHE. A capa é melhor ainda.

Folk e country, Loudon conta suas histórias de forma direta, sem rodeios emocionais e musicais. Tudo é direto ao ponto e esse é o seu ponto forte.

"This summer I did swan dives
And jackknifes for you all
And once when you weren't looking

I did a cannonball, I did a cannonball
"

Loudon Wainwright III
Attempted Mustache
(1973)















Biff Rose é um artista de vaudeville. Em cima de seu piano, ele parece estar em uma Broadway de esquina sapateando, cantando e alegrando o público que se forma ao seu redor. Mas antes que você o despreze por ser um comediante barato, vou te contar que "Fill Your Heart", canção que aparece em Hunky Dory, do David Bowie, é, sim senhor, de Biff Rose. No meio de toda a comédia e entretenimento de Biff, dá para tirar algumas belas canções pop despretensiosas.

Biff Rose
The Thorn In Mrs. Rose's Side
(1968)










Misturando rock tradicional dos anos 70, soul e R&B, e contando com a participação da The Band e de Dr John, além da produção de Rick Danko, produtor da própria Band, Bobby Charles lançou seu primeiro disco em 1972 repleto de canções que caracterizam bem o começo dos anos 70 nos EUA. Ele poderia estourar com "Long Face", "I Must Be In a Good Place Now", "I'm That Way" ou "Small Town Talk", mas não aconteceu. Eu acho que a sua voz grossa sem tremeliques não ajudou suas belíssimas baladas. Não sei.

Bobby Charles
Bobby Charles
(1972)














ps: faltaram os discos de Norman Greenbaum, Garland Jeffreys, Michael Hurley, Dave Brock e Dia Joyce, mas chega, né?

ps2: até hoje não encontrei nenhum disco da Dia Joyce, se alguém puder me ajudar nessa, agradeceria.

2 comentários:

Gilberto Custódio Junior disse...

Tremeliques! Hahaha, muito bom.

:) disse...

Curti muito Loudon, clap!