4 de jun. de 2008

Dr. Dog
Fate
(2008)

Você já deve saber, mas nesse blog é difícil não apelar para o lado emocional quando o assunto é Dr. Dog. Ainda mais quando por alguns minutos nos esquecemos que este ano tem disco novo da banda e, de repente, ele cai no colo sem mais nem menos. Oficialmente, esse é o sexto disco da banda. Mas como ninguém tem o primeiro (Psychedelic Swamp), sendo impossível achá-lo para baixar, e Passed Away na verdade é uma compilação de canções inéditas de diferentes épocas, vamos contar Fate como o quarto trabalho do quinteto.

É fácil falar mal do Dr. Dog. Racionalmente, não chega a ser complicado apontar características que poderiam irritar a muitos: letras piegas, enorme influência de Beatles e Neil Young, etc. De fato, elas existem: eles nunca conseguiram boas resenhas por parte da crítica. Por outro lado, acho muito difícil alguém ouvir os três minutos e cinqüenta e nove segundos de “The Breeze”, faixa de abertura de Fate, e não sentir algo de bom dentro do coração.

Menos psicodélicos do que em outros carnavais, o Dr. Dog tem se mostrado uma banda de primeira quando o assunto é partir corações. Na verdade, tem se mostrado a banda ideal para celebrar os corações partidos, se é que isso faz algum sentido. O som está mais forte e preciso do que aquele que ouvimos em We All Belong, e Fate é a coisa mais concisa do grupo desde a obra-prima Easy Beat.

Não há do que desconfiar: fãs vão se deliciar com canções lindas como as The Band-ianas “Hang On” e “100 Years”, ou com “The Old Days”, um country rock levado por um piano cativante e bateria cavalgada. Se We All Belong apresentava influências dos primeiros discos da carreira solo de Paul McCartney (Ram e Red Rose Speedway, por exemplo), em Fate ouvimos ecos de The Band e Neil Young por todos os lados – e isso é ótimo, pode apostar.

Mas não se deixe ser levado por isso. Deixe as comparações de lado e simplesmente ouça o Dr. Dog da mesma forma com que eles fazem seus discos. Ou seja, com o coração. Pelo menos é assim que o quinteto soa pra mim: uma banda que tem muito amor pelo que faz e que sempre entrega um pacote de canções sinceras e verdadeiras. E, não tenha dúvidas, assim é Fate.

6 comentários:

Anônimo disse...

e esse relevo na capinha? genial =)

Clara disse...

sem comentários. perfeito!

Rubén disse...

booh I can't write portuguese, just read it... I just want to say thanks for this upload, I was waiting for it.
;)

Diego disse...

desculpa, mas esse disco não tá tudo isso não.
dr dog já fez coisa bem melhor.

Six disse...

desculpa, mas esse disco está tudo isso sim. dr dog já fez coisa bem melhor (easy beat), mas esse disco está tudo isso sim.

ricardo disse...

é, desculpa... esse disco é uma "coisa" muito boa, impossivel de ser comparado com outras obras, afinal cada uma é cada uma!