14 de mai. de 2008

o tal do passado

Vetiver
Thing of the Past
(2008)

Escolher lançar um disco de covers é sempre uma decisão difícil, imagino eu. Uma coleção de músicas de outros sempre escancara o seu mundo e muitas vezes isso não tem volta. Porque as pessoas não têm cerimônia na hora de julgar e dizer que te conhece de cabo a rabo pelas canções que você escolheu interpretar, muito mais do que por suas próprias.

Mas não há surpresas na seleção do Vetiver. O que mais poderia ter além de folk e folk? E se não há surpresa nesse fator, há um trabalho redobrado para fazer jus às músicas que, no mínimo, eles adoram. As doze versões de Thing of The Past são lindas. De vez em quando soam mais pop do que a banda realmente é, tanto nas mais pop "Lon Chaney" e "To Baby" como na mais rock "Hurry on Sundown" e nas para cimas "Houses" e "The Swimming Song".
____

Elyse Weinberg é a mulher responsável por "Houses", a primeira e linda faixa do disco. E o que mais me chamou a atenção quando comecei a ouvir Thing of The Past foi o lindo riff de guitarra presente na canção, que se confirmou na original. Com um pequeno detalhe, a guitarra da canção, assim como de todo o disco Elyse (acredito eu), que posto hoje, foi feita por Neil Young.

Elyse é folk e pop que lembra muito Joni Mitchell mas ao mesmo tempo carrega muito da paixão e da psicodelia de Janis Joplin. O disco é passional e sua voz é potente. "Houses" não é originalmente deste álbum mas foi incluída num relançamento de 2001. Faixas como "Deed I Do", "Iron Works" e "Simpleminded Harlequin" fazem de Elyse uma preciosidade.

Para quem gosta de 1968/69 e sua época revolucionária e todo esse papo, Elyse é mais do que necessário. Mas como o tempo vai e volta e o mundo dá voltas, eu recomendo Elyse Weinberg para todos que tenham um dedinho no folk pelo menos.

Elyse Weinberg
Elyse
(1968)

Um comentário:

Gilberto Custódio Junior disse...

Ouvi tanto folk ano passado que deu para uns 5 anos. Não aguento mais, hehehe.