24 de mai. de 2008

domingo

Temos discos novos para postar, sim. Mas eu levei a sério esse negócio de ir atrás dos artistas que o Vetiver fez covers em seu último disco, Thing of The Past [baixe aqui], e vou postar alguns discos desses compositores hoje. Talvez até sobre mais um post futuramente.

Portland Town, o primeiro disco de hoje, é do exímio tocador de banjo norte-americano Derroll Adams. Nascido em 1925, Derroll é mais lembrado como o músico que acompanhou Ramblin' Jack Elliott praticamente em toda sua carreira. Além de menos reconhecimento, sua carreira de músico acompanhante tardou seus lançamentos solo. Portland Town, o primeiro disco oficial de Derroll data 1967, quando já contava com 42 anos.

Posso afirmar com todas as letras que Derroll Adams foi o artista que mais me chamou a atenção nessa minha busca. Quando digo que ele é um exímio tocador de banjo, não dá para entender até ouvir suas canções. E se isso não fosse o bastante, Derroll canta e narra suas histórias com uma voz imponente, lembrando um Johnny Cash mais soberbo do que o próprio.

Derroll Adams
Portland Town
(1967)















Ian Matthews me apareceu com um background muito respeitável: ele era membro do Fairport Convention nos dois primeiros discos do legendário grupo folk inglês. E o que se ouve em If You Saw Thro' My Eyes, quarto disco solo de Ian, é um folk rock repleto de solos e também de belas baladas. Matthews é melancólico, mas suas melodias são muitas vezes para cima. O tom rock nos solos das canções e as baladas se contrastam mas não se estranham. O resultado é muito bom.

Ian Matthews
If You Saw Thwo' My Eyes
(1971)















Mais country e folk e também um pouco mais conhecido é Townes Van Zandt. Suas letras são muito bem trabalhadas e poéticas, Townes é muito influenciado por Bob Dylan, mas de uma maneira ou de outra consegue se distinguir de qualquer outro singer/songwriter. Em Our Mother The Mountain, segundo disco do compositor, a diferença musical aparece nas flautas, violinos e outros instrumentos que acompanham em suas canções intimistas. Como Dylan, Townes transpira rock e blues em seu folk, mas há algo mais denso no segundo. Suas canções são densas, Townes parece um cantor soul do folk.

Townes Van Zandt
Our Mother The Mountain
(1969)
















Bom domingo.

5 comentários:

Anônimo disse...

o matthews foi pra américa fazer parte do steely dan, mas foi ludibriado e acabou virando um pária. e sem ele o ryan adams seria um órfão.
ótima arqueologia.
dele recomendo fortemente valley hi e o tigers will survive, esse em estado de graça.

Dago Donato disse...

ah garouto, gostei de ver

Anônimo disse...

demais, hein? sensacional o post. eu fiz algo parecido, só que bem modesto. fiz a mesma compilação do vetiver mas com as originais.

:) disse...

gosteii

joao disse...

oh, surpreso com o post. não conheço os tipos, estou pegando todos. obrigado por esse.