1 de out. de 2008

Metti, Una Sera A Cena

Ennio Morricone
Metti, Una Sera A Cena
(1969)

Ennio Morricone é um sujeito que dispensa apresentação. Talvez seja o nome mais conhecido quando falamos em trilhas sonoras. Afinal, o italiano compôs para filmes como Il Buono, Il Bruto, Il Cattivo e C'era Una Volta il West, só pra citar alguns. Metti, Una Sera A Cena certamente não está entre suas trilhas mais famosas, mas é uma de minhas preferidas.

A música de abertura e tema do filme é, arrisco dizer, uma das músicas mais bonitas que Morricone já fez. É como um vento que leva embora as coisas ruins para bem longe, um sopro de extrema beleza e delicadeza em quatro minutos e trinta e um segundos. “Sauna” vem em seguida, com um sensacional arranjo de metalofone e piano, que tocam, juntos, a mesma seqüência de notas. O timbre perfeito do órgão de “Terrazza Vuolta” também aparece em “Alle Luce Del Giorno” – esteja preparado para ouvir um som com a capacidade de derreter seu coração. Ainda há lindas faixas, como “Uno Che Grida Amore” e “Nina”. Metti Una Sera A Cena é sem dúvida uma das grandes trilhas de Morricone. Um álbum ensolarado e leve, mesmo apresentando momentos de grande tensão.

__________

Bruno Nicolai
Tutti I Colori Del Buio
(1972)

Outro italiano, Bruno Nicolai foi um dos maiores “ajudantes” de Morricone. Ele foi o maestro responsável pelas orquestras em muitos dos álbuns do mestre, como é o caso de Metti, Una Sera A Cena, em que também toca órgão. Mas, mais do que apenas um ajudante, Nicolai foi um compositor de trilhas sonoras, e dos bons. Tutti I Colori Del Buio, de 1972, é um dos trabalhos mais densos do compositor, pelo menos entre aqueles que ouvi.

Em poucas palavras, esse é um disco de canções mais carregadas e menos convencionais, resultado de arranjos com guitarras, uma cítara, batidas estranhas e poucos pianos. Também fica mais fácil entender essas canções quando lembramos de que trata-se de um filme de terror. É quase óbvio dizer que as duas trilhas postadas aqui hoje são praticamente opostas em termos sonoros. Mas – e não me peça para explicar – também não é exagero dizer que Metti, Una Sera A Cena e Tutti I Colori Del Buio se completam, de certa forma.

4 comentários:

Anônimo disse...

tiõ da onde vem essa paixão por trilhas de clássicos italianos ? muito bom gostoh , interessante *-*

perroni disse...

qual é mesmo o nome daquela musica do herman dune q vcs colocaram na primeira mixtape? aquela q da uma desaceleradinha no fim..

denis disse...

O nome da música é "Your Name/My Game", Felipe. Ela é do disco Giant.

Six disse...

muito obrigado, tiã matilde!