2 de out. de 2008

Otis

Otis Redding
Complete & Unbelieveable: The Otis Redding Dictionary of Soul
(1966)

Um ano antes de sua trágica morte em um acidente de avião, Otis Redding lançou Complete & Unbelieveable: The Otis Redding Dictionary of Soul, seu último disco finalizado de estúdio.

No seu dicionário, Otis nos mostra uma fatia do que a alma negra é capaz de realizar quando inspirada. "Fa-Fa-Fa-Fa-Fa (Sad Song)" é uma abertura impressionante para um disco, ele conversa com a banda e com o ouvinte, transforma uma sílaba em um refrão poderoso. Suas versões sempre contém sua personalidade impressa em cada nota e suas próprias canções são confortáveis e chamativas, como grandes sofás vermelhos.

O soul de Otis Redding consegue celebrar e lamentar de forma extrema, sem economia de sentimentos e de voz, mas ao mesmo tempo sem soar exagerado. Corrijo: ele é bastante exagerado, mas não é sentimentalóide. Nunca acuse um homem de exagerado se ele não for sentimentalóide.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei! Obrigada!

Preciso declarar que esse blog e suas indicações têm sido meu alento nesses últimos dias.

Ah, e porque os sentimentalóides é que podem ser acusados de exagero? Em se tratando de amor, nem eles, não?...

denis disse...

não sei, juliana.

não te parece que os sentimentalóides manuseiam o exagero de vez em quando? todos somos sentimentalóides vez e outra, só não acho isso muito construtivo. haha.

serve essa resposta? e o otis redding?

Anônimo disse...

Cabô? :(

Anônimo disse...

parou? Uai!?