3 de out. de 2008

Burt Bacharach

Na minha opinião, o pianista Burt Bacharach é um dos maiores compositores de todos os tempos. Seu estilo certamente é único e facilmente reconhecível, com melodias suaves, doces e cheias de sofisticação. Observar atentamente suas canções é algo sempre muito prazeroso: é de admirar a forma singular na qual o baixo dialoga com o piano. A bateria, sempre acompanhando tudo de forma leve e sutil. O lindo e quase sempre presente naipe de metais.

A maioria das pessoas o associa aos singles que ele fez, principalmente nos anos 60 e 70 (cantados por diversos artistas, como Tom Jones, Dusty Springfield, Dionne Warwick, Aretha Franklin, entre outros). Algo bastante natural, já que, só nos Estados Unidos, 70 de suas músicas entraram para ao Top 40, além de 52 faixas no Top do Reino Unido.

Muitos se esquecem, porém, que a carreira deste senhor de 80 anos vai muito além das músicas soltas. Bacharach lançou maravilhosos álbuns entre o final dos anos 60 e o começo dos anos 70 e neste post estão meus quatro álbuns preferidos do compositor.

Em Reach Out (1967), canções como “What The World Needs Now” e “I Say A Little Prayer” aparecem em versões semi-instrumentais, com vocais femininos em apenas alguns momentos. O disco traz ainda músicas incríveis como “Reach Out For Me” e “Alfie”. De 69 é Make It Easy On Yourself, que conta com a animada “Promises, Promises” como faixa de abertura, o hit “I’ll Never Fall In Love Again” e uma de minhas faixas preferidas de Burt, “This Guy’s In Love With You”.

Auto-intitulado, o LP de 71 abre com a linda “Mexican Divorce”, que gruda na cabeça antes de chegar ao fim. “(They Long To Be) Close To You” vem na seqüência para encher de lágrimas os olhos de qualquer marmanjo. Bacharach, que canta na música citada, não é um exímio vocalista. Mas gosto de sua voz, com tom agradável e que se encaixa naturalmente às melodias de suas próprias canções.

Fecho o post com Living Together. Lançado em 1973, é um álbum cuja melhor faixa aparece logo de cara: “Something Big”, que tem uma versão em Eureka (1999), a obra-prima de Jim O’Rourke. Mas faixas como “Monterey Peninsula”, “I Come To You”, “The Balance of Nature”, “Living Together, Growing Together” e “Reflections” fazem deste um de seus melhores e mais completes trabalhos.

Em termos práticos, é correto dizer que Burt Bacharach é um artista que se encontra debaixo do guarda-chuva do gênero easy listening. Mas seus arranjos complexos e inteligentes, suas mudanças rítmicas fora do comum e sua classe e charme sem iguais como arranjador e compositor o colocam como um dos grandes gênios da música de todos os tempos.

Burt Bacharach
Reach Out
(1967)














Burt Bacharach
Make It Easy On Yourself
(1969)













Burt Bacharach
Burt Bacharach
(1971)














Burt Bacharach
Living Together
(1973)

23 comentários:

Anônimo disse...

howdy. arrumei lá o link no meu blog (finalmente).

Curtis Inthekitchen disse...

Moito bonito o teu blog, tenho os 2 primeiros albums de smog e ponhereinos no meu blog pronto, obrigado polos teus comentarios, un saudo.

Diego disse...

bacharach é gênio.
legal ver os discos dele por aqui.
abraços

l_l disse...

Tens de Voltar a postar!

O teu Blog foi a melhor coisa que encontrei na net nos ultimos tempos..

O teu gosto é 5 estrelas!
Continua!

Abraço de Portugal

Six disse...

Caro l_l,

Obrigado pelo comentário! Estamos preparando algo maior e melhor. Em breve voltaremos com novidades.

Abraços!

l_l disse...

Optimo!
Mal Posso esperar!

Abraço!

Anônimo disse...

E ai? qnd o homie toca de novo?

Anônimo disse...

mas q porra q aconteceu com esse blog?

Anônimo disse...

mas q porra q aconteceu com esse blog?

Anônimo disse...

começa a haver gente preocupada por o wearedisabled estar parado, he he he. o problema é que uma pessoa habitua-se facilmente ao que é bom. eu proprio estou em grande estresse. onde vou eu agora buscar musica boa, ein? já esgotei todos os links deste blog, e por muito bons que sejam tambem, este é o meu favorito. sobretudo pelos textos que acompanhamos discos. só aqui é que encontro aquela sensaçao que sentia quando tinha dez anos e o meu amigo de classe me falava do novo disco dos bonjovi que tinha acabado de sair. felizmente parou com o burt bucharach, que dá pra ouvir infinitas sem cansar :)

I miss you so very much guys

beijinhos :)

Anônimo disse...

Voltem, caralho.

Katia disse...

agora que eu achei o blog de vocês, me façam o favor de voltar?
=*******

ps. bacharach é pura sedução sensual.

Anônimo disse...

*chora de saudades*

Anônimo disse...

me vou amarrar a um gramofone e nao como mais até saber noticias de voces (´;~;`)

Anônimo disse...

agora que já emagreci o bastante pra me escapar das amarras que me prendiam ao gramofone vou é comer uma boa feijoada

paula disse...

sumiram mesmo, eim. aguardarei as novidades. ps: concordo com anônimo. os textos sobre os discos é o diferencial desse blog. adoro. beijos!!

joao disse...

Mais um que veio lamentar o sumiço de vocês. Oh, mandem novas!
João, da experimental etc.

Anônimo disse...

Cara, muito bom, agora posso dizer que para todo mundo falta inclusive para mi, um disco o Burt chamado Woman, foi gravado no Japão, aqui no Brasil, só foi lançado em fita-k7, a que foi surrupiada pelo filho da minha empregada (o animal gravou Claudinho e Bochecga por cima).
Caso algem tenha esse, pode ter certeza que se colocar na rede eu pego.

Abrazos Jorge.
jpatricioh@hotmail.com

patoo disse...

cheap replica handbags AMSW replica bags china BLPU replica designer bags BISBV

syshed disse...

look these up gucci replica bags Your Domain Name Louis Vuitton replica Bags read this article buy replica bags online

stylosh disse...

websites read you can check here pop over to this site try this web-site additional hints

Anônimo disse...

try this site m9h87h5j04 replica bags from china replica bags vuitton try this out u5x87t2s80 replica louis vuitton bags replica bags blog replica bags toronto internet w9y95n4w24 7a replica bags wholesale

geausleyt disse...

t6p90d3h44 w8e28r9l31 l9z89k4i55 j6g29a1a66 a0y86g2g97 w6t08o8s52