2 de set. de 2008

Ohayo

Lambchop
OH (Ohio)
(2008)

Escutando novamente I Hope You Are Sitting Down (1994) e How I Quit Smoking (1996), os dois primeiros álbuns do Lambchop, eu percebi que Kurt Wagner pouca coisa mudou no seu modo de compor suas canções. Alguém aí pode me dizer com quem o Lambchop era comparado no começo dos anos 90? Porque há algo que me impede de compará-lo com o Will Oldham, por exemplo, eu só consigo comparar OH (Ohio) com os próprios lançamentos de Kurt Wagner, principalmente com seus últimos.

Sim, OH tem diversas influências country e soul dos grotões humildes dos EUA. Mas quando eu penso em Kurt Wagner (muito por culpa de uma história que circula que involve chão e produtos químicos) eu imagino um norte-americano marcado pelo calor infernal, penso em bonés e rosto rachado, vejo seus dentes (também pela história) e sinto seu hálito de álcool com aquele negócio preto que eles comem. Com isso em mente fica até um pouco difícil imaginar de onde sai "Ohio", "A Hold of You", "Sharing a Gibson with Martin Luther King Jr.", "Popeye" e tantas outras. Mas essa é a beleza do Lambchop, o crooner caipira e sofisticado dos esquecidos.

ps.: Acabei nem comparando nada com nada, eu sei.

4 comentários:

Gilberto Custódio Junior disse...

Na época desses primeiros discos que vc citou (que são ótimos), eu ouvia bastante Movietone e lembro que comparava os dois. Palace e até mesmo o 1o dos Tindersticks também eram discos que eu achava parecido. Entretanto, não curto muito essa fase atual do Lambchop.

paula disse...

o que eles mascam é o fumo, não é?
voces ja escutaram ry cooder? eu escutei agora pouco e lembrei de vocês. pensei que talvez pudessem gostar. beijos!

paula disse...

eu já retiro o que eu disse. uma música dele era legalzinha e outras são tão tão country que eu fiquei enjoada. hahaha.

denis disse...

sim, mascam fumo. mas eu já vi eles comendo um negócio preto que não sei o que é. meio em forma de beef jerk.