5 de set. de 2008

Nag Champa

Ananda Shankar
And His Music
(1975)

Outra velharia para o blog, dessa vez um dos discos que mais tenho escutado recentemente. Sobrinho de Ravi Shankar, o indiano Ananda Shankar é o responsável por um dos grandes álbuns do meio da década de 70, And His Music. Seu segundo trabalho apresenta nove faixas tão bonitas que tenho até dificuldades em expressar em palavras as cores, cheiros e sensações que tenho ao ouvir esse LP.

É quase desnecessário dizer que não entendo nada de cítara. Mas sei bem o que me agrada. E quando coloco And His Music pra tocar, é como se meus pés saíssem do chão. Não apenas por conta dos arranjos maravilhosos desse instrumento de ar misterioso (pelo menos para mim), mas também pelas harmonias de todas as outras coisas (leia-se órgãos, baixo, bateria, pianos elétricos, guitarras, violões, sintetizadores, incrível percussão, etc).

Na minha opinião, o que faz com que esse álbum seja tão bom é o fato dele vencer a barreira do regionalismo. Não é Bollywood. Também não é um disco de música indiana, ainda que todos os elementos estejam lá. Há claras influências da psicodelia da época e do funk, e um incrível groove percorre praticamente todo e qualquer arranjo do disco, apesar do estilo de composição de Ananda Shankar apresentar características relaxantes e quase românticas. Colocando em poucas palavras, And His Music é um registro indispensável. Felizmente o álbum foi relançado em CD e vinil (180 gramas) e já está na minha listinha de futuras compras.

Um comentário:

LICANTROPO disse...

tenho a mesma sensação quando ouço Alice Coltrane, principalmente "A Monastic Trio"

Excelente blog !


abraço
.