Isobel Campbell & Mark Lanegan
Sunday at Devil Dirt (2008)
Considero impossível ficar impassível com a voz de Mark Lanegan. E Isobel Campbell, obviamente, sabe da potência de Mark e o aproveita muito bem em Sunday at Devil Dirt, segundo disco da dupla. Ela deixa Mark conduzir as canções com sua voz imponente, seu tom normal é grave como máquinas batendo a terra numa construção. E Isobel aparece aqui e ali nos backing vocals, grunhindo e fazendo leves sons, e só entra de verdade no disco na quarta canção, na linda "Who Built the Road". Mark tem uma das vozes mais grossas que se ouve por ai e Isobel uma das mais, hum, estranhamente finas. Porém, as duas têm muito em comum: Isobel e Mark cantam sussurrando e estão sempre em sintonia, não transformam as belas melodias em algo excessivamente bonito e o clima obscuro que inevitavelmente aparece dá às canções um chão comum para os dois.
Isobel dá razão à sua saída do Belle & Sebastian com seu terceiro lançamento (deixando um pouco de lado o Gentle Waves). A evolução é notável nas canções que passeiam pelo folk e country com certa distância do americana, pois, afinal, ela ainda é uma escocesa e ex-Belle & Sebastian.
Agora, declaradamente irmãos (gêmeos), Mark Lanegan se uniu a Greg Dulli para um projeto novo, intitulado The Gutter Twins, que na verdade é uma continuação do Twilight Singers com Mark Lanegan cantando em todas as canções. Aqui, o sombrio e o obscuro tomam formas mais concretas. Enquanto com a Isobel esses sentimentos soam um pouco como um sonho, no Gutter Twins, os dois estão pedindo clemência, há um certo tom de desespero.
O bom dos dois discos é que Mark Lanegan se encaixa perfeitamente em ambos. Com a mocinha ex-twee e com o ex-junkie "machista". Tanto Sunday at Devil Dirt e Saturnalia, o disco do Gutter Twins, são cinzas em suas fusões de estilos, vozes e histórias, mas sólidos como rochas.
The Gutter Twins
Saturnalia (2008)
The Gutter Twins - Idle Hands (mp3)
7 de mar. de 2008
& campbell & lanegan & dulli &
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
coincidência, meeeo. tava ouvindo mark lanegan hj.
tem disco novo do nine inch nails: ghost.
Postar um comentário