27 de jan. de 2008

There Will Be Greenblood

Quando eu ouvi a trilha sonora de There Will Be Blood pela primeira vez, a indagação que logo veio à cabeça foi: que filme de canções tão tensas seria esse Paul Thomas Anderson?



Visto o trailer mas não o filme, que estreará no Brasil em fevereiro impulsionado por oito indicações ao Oscar - trilha sonora não é um deles, pois algumas das canções não foram compostas exclusivamente para o filme -, There Will Be Blood ("Sangue Negro") me parece muito ousado, de uma maneira positiva, e um ótimo salto nas carreiras de Paul Thomas e de Jonny Greenwood. Trilha para um drama do começo do século XX envolvendo petróleo e bláblá esse blog não é de cinema, Jonny Greenwood, mais conhecido como o guitarrista do Radiohead, traz lindas e dramáticas orquestrações, nas quais seriam irreconhecíveis qualquer traço de Radiohead se não fosse em algumas partes um tanto "assustadoras" ("Prospectors Arrive" parece um lado-b bizarro de Kid A), amplificadas ainda pelos muitos instrumentos de corda. Porém, não vejo e nem escuto a essa trilha como algo grandioso de mais, a orquestra parece menor e econômica, são belas linhas de violino e cello juntas e misturadas, que causam angústia e pegam a atenção do ouvinte pelas melodias e pelos silêncios e não pela grandiosidade.

There Will Be Blood, a trilha, mostra em pouco mais de meia hora o talento do músico Jonny Greenwood. Ele é o grande, se não o principal responsável pelos arranjos do Radiohead, mas fica claro que poderia ser mais. Em todo caso ele já tem um belo passatempo garantido.

Jonny Greenwood
There Will Be Blood
(2007)

Jonny Greenwood - Oil (mp3)

Um comentário:

Anônimo disse...

Baaiixaando
Pqe paareece seer umaa coiiisaa liindaa de Zeeeus *__*
vlww pelo post;DD