29 de set. de 2008

Svezia, Inferno e Paradiso

Piero Umiliani
Svezia, Inferno e Paradiso
(1968)

Certo. Muito em breve vamos trazer novidades pra quem vem aqui. Enquanto isso, a nova ordem é postar apenas velharias. Das boas, é claro.

Impressionante como os compositores italianos das décadas de 60 e 70 conseguiram criar uma sonoridade muito específica e única, ajudando a formatar um estilo presente em boa parte dos álbuns dessa época. Piero Umiliani (não confunda com o Piero Piccioni, do post abaixo) fez parte desse grupo, compondo excelentes trilhas sonoras entre os anos 50 e 70.

De 1968 é o filme Svezia, Inferno e Paradiso. Versátil, a trilha é uma das melhores de sua carreira, trazendo o grande hit “Mah Nà Mah Nà”, que se tornou popular graças aos Muppets e foi parodiada pelo Pato Fu na canção “Made In Japan”. Não se deixe levar por esses fatos, porém. O álbum é recheado de órgãos cremosos, assobios, vocais femininos em segundo plano, tudo muitas vezes somado a lindas levadas de bossa nova, tudo com um quê jazzístico típico do som europeu – e, principalmente, italiano – da época.

Canções como “Notte di Mezza Estate”, “La Signora Cameriera”, “Solitude” e “Stoccolma My Dear” são verdadeiras pepitas sonoras que demonstram claramente a versatilidade do compositor. Em Svezia, Inferno e Paradiso, Umiliani alterna momentos de experimentalismo e pop suave e ensolarado com maestria, resultando num excelente e completo álbum.

3 comentários:

Clara disse...

tire a nonna para dançar.
haha

Anônimo disse...

Muito bom, Six!

Anônimo disse...

Tack from a sinful Swede!