Piero Piccioni
The 10th Victim (1965)
Piero Piccioni foi um prolífico compositor e pianista italiano que compôs mais de 200 trilhas sonoras ao longo de sua vida. Por um bom tempo fiquei obcecado por uma delas, The 10th Victim, do filme La Decima Vittima, de 1965. Até por isso, confesso ser um pouco difícil para descrever a beleza desse álbum.
Um dos principais motivos talvez seja o fato das músicas serem estranhas. Simplesmente. E, acredito eu, não de propósito. As canções muitas vezes parecem picotadas, e em determinados momentos começam e acabam do nada. Pode-se dizer que é basicamente uma trilha sonora com influências de jazz, mas há muito mais aí, acredite.
Definitivamente estamos lidando com grandes músicos tocando melodias agradáveis aos ouvidos, ainda que o conjunto dos sons esteja sempre prestes a desmoronar a qualquer momento. No que diz respeito aos arranjos, a influência de ficção científica é clara. Órgãos, teclados, guitarras e metais são usados com inteligência e, muitas vezes, economia, assim como os poucos vocais. The 10th Victim é sem dúvida uma trilha sonora extremamente vanguardista em vários aspectos e uma de minhas preferidas de todos os tempos.
25 de set. de 2008
The 10th Victim
Tagos: piero piccioni
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
mas que preciosidade. excelente post.
Dessa vez vou ter que agradecer e deixar de ser preguiçoso!
Obrigado por compartilhar seu bom gosto!
muito obrigado, Bruno!
Postar um comentário