27 de abr. de 2008

Rising above

The Roots
Rising Down
(2008)

Tenho dificuldades em escrever sobre hip hop. Na verdade, não tenho vergonha em assumir que falta-me conhecimento suficiente para avaliar o gênero. Gosto sempre de deixar isso claro, para evitar futuros constrangimentos. Portanto, costumo me ater mais às sensações que tenho ao ouvir bons álbuns de hip hop do que qualquer outra coisa.

O Roots está entre meus artistas preferidos do gênero, mais precisamente entre os cinco nomes que mais ouço (ao lado de A Tribe Called Quest, Nas, De La Soul e Common, sem pensar muito). Rising Down é o oitavo trabalho de estúdio do grupo e, na minha opinião, não compete com os melhores discos do grupo (Things Fall Apart e Illadelph Halflife). Não que seja justo fazer comparações aqui.

Para uma banda da importância do Roots, não lançar um novo álbum à altura de seus maiores trabalhos não quer dizer que vamos topar com um disco ruim. Muito pelo contrário, ao menos neste caso. Um álbum sólido, Rising Down traz diversas participações especiais, como Mos Def, DJ Jazzy Jeff, Talib Kweli e Common. E já não é novidade que as baterias poderosas do ?uestlove sempre surpreendem e abraçam as músicas, mas em Rising Down elas dão uma cara ainda mais pesada às canções.

Antes de terminar o post, um último comentário: palmas para o Roots, que conseguiu fazer a melhor capa de 2008. Um demônio negro apavorando uma cidade de brancos? Gênios, gênios. Se você é daqueles que costumam baixar discos pela capa, não precisa nem pensar duas vezes. Rising Down é um ótimo exemplo de que capa e conteúdo podem ser igualmente bons.

Um comentário:

Anônimo disse...

Inusitado Hip Hop,por aqui:D
é daquelas pancadão 80's?'
capa phodinhá *---*