21 de fev. de 2008

A Perfect Place

Não consigo ser imparcial quando o assunto é Mike Patton (Faith No More, Mr. Bungle, Fantômas, Tomahawk, Peeping Tom, etc). Ele está entre os meus maiores ídolos e é sempre bom avisar que qualquer texto meu relacionado a ele pode soar bobo ou até ser totalmente inútil (para você). De qualquer forma, hoje tenho em mãos um bom pretexto para escrever sobre Patton.

A Perfect Place é o filme para o qual Mike Patton foi convidado para criar uma trilha sonora. A película é em preto e branco e dura 25 minutos, mas como ainda não tive a oportunidade de assistir, nada posso dizer a respeito dela. Por isso, aqui vou ater-me somente à música, é claro. “Main Title”, a primeira, já dá o tom da trilha: grandiosa, pop e vanguardista. Nesta música também ouvimos o tema central (a seqüência de notas, característico em trilhas) que aparece em todas as demais canções, às vezes um pouco escondido, outras vezes escancarado.

Em seguida vem “A Perfect Place”, misteriosa, sombria e arrastada. A inconfundível voz de Patton aparece pela primeira vez em “A Perfect Twist”, uma das melhores do álbum. Como o próprio nome diz, o “twist” perfeito faz a canção ser dançante e deliciosa até nos menores detalhes. “A Dream of Roses”, outra com voz, parece ter sido retirada de um álbum dos anos 40. Enquanto isso, “Il Cupo Dolore” é quase uma ópera, e Patton canta em italiano como nunca antes cantou. Encerra o álbum “A Perfect End”, em clima de filme de terror.

A trilha alterna entre momentos de tensão e leveza, e a quantidade de ritmos e gêneros pelos quais Patton se apóia é grande: jazz, música pop, rock, avant-garde e por aí vai. E embora o vocalista e compositor seja conhecido por usualmente fazer música de difícil digestão, a trilha sonora de A Perfect Place é de fácil assimilação. São 15 faixas divididas entre 35 minutos, grande parte delas instrumental. Ótimo pra quem gosta de trilhas sonoras, indicado pra quem tem em casa (ou no iPod) discos de gente como Henry Mancini e Nino Rota, e indispensável para fãs de Patton.

Mike Patton
A Perfect Place Soundtrack
(2008)














O trailer do filme:

3 comentários:

Clara disse...

queria ver ele cantando bohemian rhapsody. haha.

Anônimo disse...

ele tá chique vestido de Andy Garcia mafioso hehe

Diego disse...

o disco é muito bom.
a única coisa que me incomoda é que a grande maioria dos arranjos orquestrados são nitidamente tocados por algum teclado, midi, seja lá qual aparato digital que o patton usou.
em certas faixas os timbres digitais me incomodam. se tudo fosse feito com um orquestra de verdade, seria nota 100.
mas as composições são muito boas. palmas de novo pro mestre.