No final dos anos 70 e começo dos 80, "NY estava no pico de sua fase 'mutant disco' - um período glorioso de miscigenação cultural, no qual idéias do punk, funk, da cena artística do centro da cidade e do hip hop da periferia se cruzaram e fertlizaram", conta Simon Reynolds no seu livro sobre a história do post-punk, "Rip It Up and Start Again".
O punk já estava há anos morto; o funk era um dos principais alicerces da No Wave de NY - como era para o Talking Heads, também em NY, e para o Pop Group, na Inglaterra; a cena artística do centro era dominada por Keith Harring, Basquiat e outros; e na periferia o hip hop ganhava cada vez mais força com a decadência econômica norte-americana. Grupos de todos esses movimentos brotavam dos chãos sujos da cidade misturando estilos e produzindo não só música, como ideais novos. Mas foi fora de todas essas cenas que um grupo apareceu com uma mescla musical ideal e inovadora.
Formado por quatro irmãs (Deborah, Marie, Renee e Valerie Scroggins) nascidas e criadas no Bronx e filhas de pai branco e mãe negra, o ESG deu seus primeiros passos quando mamãe Scroggins resolveu dar instrumentos para suas filhas ficarem longe de problemas, mais conhecidos como drogas e criminalidade. E após serem descobertas num show de calouros, o ESG conseguiu decolar sua carreira lançando EPs que foram muito bem falados, um deles, o excelente You're No Good, foi produzido por Tony Wilson e Martin Harnett (produtor do Joy Division), abrindo shows para bandas do porte do Gang of Four, PIL e outras e culminando com o maravilhoso Come Away with ESG, seu debut e único disco da banda nos anos 80.
Em Come Away with ESG só se ouve baixo, bateria, muita percussão, os vocais das irmãs e guitarras esparsas. Fãs de James Brown e Motown, o ESG transpira funk e dance music, o baixo swinga enquanto a bateria dita o ritmo. Os vocais são mais falados do que cantados e a percussão é tribal. O resultado é tão dançante e inspirador que, nos anos seguintes, o ESG foi sampleado a torto, direito e de graça por muitos do meio do hip hop. Dentre os artistas que já utilizaram as batidas da banda estão os Beastie Boys, o Gang Starr, J. Dilla, e até os seguidores do No Wave, o Liars. Na minha cabeça, Come Away with ESG é um ótimo retrato de NY dos tempos em que eu nem era nascido.
ESG
Come Away with ESG (1983)
ESG - UFO (mp3 - do EP You're No Good)
20 de fev. de 2008
come away!
Tagos: esg
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2 comentários:
http://www.nydailynews.com/news/ny_crime/2007/05/10/2007-05-10_drummer_snared_in_13g_mta_scandal.html
olha que coisa mais legal do mundo! hahaha. a baterista é motorista de ÔNIBUS.
esg comanda muito
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