Ned Collette
Future Suture (2007)
Estou tentando encontrar algo para falar sobre Future Suture. o segundo disco do australiano Ned Collette. O ponto de partida eu sei que é os primeiros discos do Leonard Cohen, mas tem tanta coisa mais. Por deus, tem sintetizador, trompete, violino e solos de guitarra para começo de conversa. De vez em quando eu acho que tentam definir tanto um disco que acabam fugindo da raiz. Digo isso pois, quando na minha cabeça aparece uma mistura de Leonard Cohen, Dungen e sei lá Brian Eno, só consigo chegar à conclusão que Future Suture é simplesmente rock.
Se "Forty Children" deve muito a Leonard Cohen no ritmo e na melodia da voz e do violão, "Winter Holiday" traz o mesmo clima, mas com uma percussão que parece ter sido feita por rabos de serpentes do deserto australiano (ando assistindo muito Animal Planet, de verdade). "The Country With a Smile" é mais pop, com Ned cantando e tocando violão acompanhado de um sintetizador leve ao fundo, uma balada linda com um clima de astronauta. O baixo em "Ned's Dream" é maravilhoso, simples e pontual. Mas o ápice do disco ainda está para vir, e se chama "Race", a última faixa, onde o folk encontra um solo lindo de guitarra, "lalalas" e linhas de sopro emocionantes.
Ned é econômico ao longo de todo o disco, pode-se dizer minimalista, e consegue construir um clima com a sua cara. Future Suture é uma obra com identidade que passa por cima dos adjetivos. Mas se você ainda se encontra ressabiado e torce o nariz só de ouvir falar no nome do Leonard Cohen (coisa que eu não posso acreditar que exista), baixe pela linda "Race".
7 de jan. de 2008
Sutura Futura
Tagos: ned collette
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Bacaníssimo o blog (recém-descoberto via Nau Pyrata!), parabéns! Já estou vendo q vou fazer muitas boas descobertas sonoras por aqui... =)
baixei esse disco num outro blog. sensacionaoul!
Postar um comentário