31 de jan. de 2008

blue car


O que eu mais gosto do Drive-by Truckers é que eles fazem rock caipira/sulista americano (estadunidense, se preferir), remetendo sempre ao Lynyrd Skynyrd, com uma roupagem bem anos 90. E em Brighter Than Creation's Dark, novo disco do grupo, o tanto que eles tinham de hard rock parece que se foi com Jason Isbell, um dos compositores e guitarristas, que deixou o grupo ano passado.

O alt. country e rock que permeiam todo o álbum me faz lembrar a todo momento de Lynyrd e The Band, mas também de Tom Petty e Buffalo Tom, para citar só alguns. Porém, eles não dão brechas para serem tachados disso e daquilo rasamente. Pois apesar de "saudosista", o grupo trabalha muito bem cada canção em um estilo já característico seu. E musicalmente, o Drive-by Truckers continua impecável em suas guitarras potentes, transparecendo a unidade do grupo.

Nas composições, a baixista Shona Tucker tem chance de aparecer mais, já que o álbum contém 19 faixas no total (mesmo não sendo um disco de hip hop). Porém, os principais compositores da banda, Mike Cooley e Patterson Hood, tomam conta do restante. Eles se alternam nos vocais e se diferenciam nas canções: Mike é mais country, Hood mais pop, para ser bem raso.

Brighter Than Creation's Dark é uma celebração para você que gosta do estilo. É dar o play e aproveitar cada minuto de guitarras e canções lindas. Serve para dirigir pela cidade (um disco longo, trânsito e tal), no campo cairá sempre como uma luva (alt. country?), é também ótimo para a estrada (muitas guitarras e rock), feito para você escutar no seu quarto fazendo air guitar, passos country e lamentar (nós sabemos) e você pode até selecionar as faixas mais bonitas dentre as dezenove e mostrar para sua "amiga" (ou "amigo", não sou machista).

Drive-by Truckers
Brighter Than Creation's Dark (2008)
(parte1) (parte2)

Drive-by Truckers - A Ghost to Most (mp3)
Drive-by Truckers - The Opening Act (mp3)










ps.: dois arquivos, pois prezamos pela boa qualidade do mp3.