14 de dez. de 2007

Top 10 (paralelo)

Este não é o Top 10 dos melhores discos de 2007. É um Top 10 paralelo, por assim dizer. É uma lista dos dez discos que gostaríamos que fossem ouvidos com carinho por todo mundo que costuma visitar esse blog. Dez álbuns que não devem aparecer em outras listas mas que, por motivos extremamente pessoais e discutíveis (e que lista não é?), estão na nossa. São, mais do que qualquer outra coisa, álbuns que dizem muito sobre o We Are Disabled. Portanto não deixe de ouvir os dez disquinhos que estão aí embaixo, nem que seja pra xingar a gente depois.

10.
Bowerbirds
Hymns For a Dark Horse (download)

Se uma celebração em uma floresta temperada com muitos pinheiros no meio de uma madrugada fria com o Devendra Banhart, o Decemberists e o Page France acontecesse agora, ela soaria mais ou menos com o Hymns For a Dark Horse, o disco de estréia do Bowerbirds. Dez músicas lindas levadas no violão de Phil Moore e acompanhadas por acordeon, violino e batidas fortes, quase tribais, meio ritualísticos. (Denis)


9.
Pants Yell!
Alison Statton (download)

Demorei pra baixar Alison Statton, disco mais recente do Pants Yell!, por pura preguiça. Quando o coloquei pra tocar, já nos trinta primeiros segundos me arrependi amargamente pela demora. É impressionante o quão deliciosamente crocantes são as onze músicas de Alison Statton. Como aquela torta de maçã que você fez pra sua namorada quando vocês celebraram a vida em um piquenique no parque mais bonito da Escócia. Lembra? (Six)

8.
Dan Deacon

Spiderman of the Rings (download)

“Don’t believe the hype”, já diria o Public Enemy. Não acredito. Mas mesmo que o Pitchfork tenha “hypado” o Dan Deacon em 2007, é preciso assumir que Spiderman of the Rings é um disco e tanto. “Woody Woodpecker” é uma das músicas mais geniais pra se abrir um álbum. Tudo pra mim soa sincero e sem pretensão, embora muitos possam achar justamente o contrário. “The Crystal Cat” e “Wham City” são verdadeiros hinos do mundo bizarro e vão te fazer dançar feito um nerd idiota. Pra somar a tudo isso, Dan Deacon é uma figura bizarramente irresistível e seus shows são apoteóticos como se o amanhã não existisse. (Six)

7.
My Teenage Stride
Ears Like Golden Bats (download)

Sem cerimônias, esses americanos trouxeram uma luz aos anos 80. Jesus and Mary Chain, Smiths, The Cure, New Order, Galaxie 500; está tudo aqui misturado de forma inacreditável. Ears Like Golden Bats carrega um espírito DIY muito forte. Pegue tudo o que você cresceu ouvindo, aprenda uns intrumentos - não precisa ser acordeon, violino ou gaita de fole - e faça sua banda. Mas faça bem feito. (Denis)


6.
A Sunny Day in Glasgow
Scribble Mural Comic Journal (download)

Esse disco aqui é impressionante e essencial para 2007. São camadas e camadas de batidas, vozes e barulhos. Ben Daniels faz shoegazer para nerds. Te leva pro céu só para te puxar de uma vez para isso aqui. Faz você batucar seus pés para, não mais que de repente, te levar pro meio de um inferno sonoro. Scribble Mural Comic Journal faz você se sentir grande mesmo debaixo de uma tempestade com muitos raios e trovões no meio da cidade. (Denis)

5.
Shugo Tokumaru

Exit (download)

A criatividade parece ser algo normal para o japonês Shugo Tokumaru. Exit, seu quarto e melhor disco, parece ter sido composto por uma super-banda inspirada mas, na verdade, é um trabalho solitário extremamente minucioso e bem acabado. Um álbum esquisito e pop na medida certa, para o qual só consigo encontrar adjetivos positivos. Violões rápidos, muitas escaletas e vocais obviamente influenciados pelos Beatles, na visão de um oriental, é claro. Exit é um trabalho que simplesmente não pode passar despercebido em 2007. (Six)

4.
Saturday Looks Good To Me

Fill Up The Room (download)

Fred Thomas tem o espírtio das fitas k7 e do indie pop encarnado nele. Mesmo menos twee, com menos vocais femininos e um pouco mais melancólico que Every Night, Fill Up The Room tem a alma indie pop, mas Fred eleva esse conceito. Cada canção é muito bem trabalhada, sempre levada por Fred e/ou pela bela voz de Betty Marie Barnes, violinos aparecem aqui e ali, tem cello, as baterias são elaboradas e os vocais se misturam e somem. "(Even If You Die On The) Ocea", "When I Lose My Eyes", "Money In The Afterlife" e "Come With Your Arms" já são pequenos clássicos do grupo e do indie pop. (Denis)

3.
Lacrosse

This Ne
w Year Will Be For You and Me (download)

Nenhuma banda conseguiu ser tão twee e indie pop em 2007 como o Lacrosse, da Suécia. Pelo menos não assim, de maneira tão competente e sem parecer piegas. This New Year Will Be For You and Me é a sobremesa mais gostosa da mesa de jantar que ninguém pegou por achar que o bolo de chocolate está melhor, se é que você me entende. Perfeito pra espantar o mau humor e a tristeza e rechear seu coração de boas vibrações. (Six)

2.
Bodies of Water
Ears Will Pop & Eyes Will Blink (download)

Ears Will Pop & Eyes Will Blink, disco de estréia do quarteto norte-americano Bodies of Water é um arco-íris com um pote de ouro de cada lado. Rico em detalhes, o álbum traz 13 canções de encher os ouvidos. O que mais gosto no Bodies of Water são as vozes – as camadas, o alcance, tudo é tão bonito que até parece que o mundo é um lugar bom de se viver. E é sempre a mesma coisa: quando esses vocais chegam aos meus ouvidos em tons extremamente agudos, me sinto uma criança soprando milhões de bolhas de sabão no último andar do prédio mais alto de São Paulo. (Six)

1.
Scout Niblett

This Fool Can Die Now
(download)

Desconfio que Scout não seja muito equilibrada emocionalmente. Sem ironia. Para gravar This Fool Can Die Now parece que fizeram o seguinte: levaram Scout para um estúdio diferente, uma enorme sala branca com sofás, mesas, cadeiras, vasos, pratos, outros objetos de decoração, uma guitarra, uma bateria bem básica e Will Oldham. "Scout, só saia dai com um disco pronto". Era tudo que queria e precisava. Gravava uma canção, ia à loucura, arremessava pratos e vasos na parede, Will intervia de vez em quando, fez algumas canções com ela, mas isso a cansou também. Tocou bateria por dias e dias e desamaiou balbuciando: "This Fool Can Die Now". (Denis)

13 comentários:

Anônimo disse...

I am a disabled! "Como aquela torta de maçã que você fez pra sua namorada quando vocês celebraram a vida em um piquenique no parque mais bonito da Escócia". Olhei pela janela hoje e achei que estava em Glasgow. Tá um clima meio Glasgow hoje.

Anônimo disse...

boa!..confesso que, desde que descobri, virei frequentadora assídua disso aquí...ótima a idéia do top 10...vou baixar os que eu já nao tinha me convencido..olha lá heinnnn...rs

Anônimo disse...

bowerbirds!!! eba
foi tudo no consenso? hehe

Vinicius disse...

Ai ai, adoro listas. Acho que amanhã começo as minhas.
Mas essa definição da Scout está ótima.
O disco do bodies of water também me surpreendeu, e o bowerbirds, ouvi esses dias só, mas também é bom.
abraços.

Clara disse...

clap para a lista paralela.
kenji e suas resenhas loquésilas, cadê a histórias?
(sim, também entrei na onda. vamos ver se pega)

Anônimo disse...

Haha, Quando abri o blog e vi o Top 10 eu quase voei da cadeira de felicidade. Não sei porque eu adoro quando se coloca uma lista de cds bons.

P.S.: Esperando a lista dos melhores de 2007! Continuem assim, os dois doidões, six e denis.

Anônimo disse...

you guys are great! My Teenage Stride's album is fantastic, after listening to it i was visiting It's A Fever on a daily basis. Now with WEAREDISABLED you guys are the best blog around, thanks for everything :)

Asleep/Coffeine disse...

A Sunny Day In Glasgow? nossa, achei esse disco péssimo.

Anônimo disse...

vai ter lista oficial?

Six disse...

vai.
a lista oficial provavelmente estará aqui na quarta-feira.

Anônimo disse...

sô fã. venho aqui tododia.

Anônimo disse...

hum. ainda preciso 'entender' a scout. mesmo.

Anônimo disse...

total concordo sobre o lacrosse. 100% creme.