7 de dez. de 2007

Donutsss

Não entendo muita coisa de hip hop e sempre gosto de deixar este fato bem claro. Mas isso não quer dizer que eu não possa apreciar o gênero: poderia citar dezenas de discos fantásticos sempre ouço. Entretanto, hoje vou postar aqui um que, por uma série de razões, está entre meus preferidos.

Até onde sei e consigo entender, Jay Dee, ou J Dilla, como era conhecido, foi um grande produtor. Mas, ao contrário de nomes como Timbaland ou Pharrell Williams, que atuam no mainstream, Dilla sempre deixou que sua música falasse por si só – e que estivesse acima de seu nome. Além de ter produzido para inúmeros MCs, fez parte de um grupo e seguiu carreira solo. Este é o último de seus trabalhos.

O ano de 2005 foi ambíguo para J Dilla. Por um lado, ele excursionou pela Europa em uma cadeira de rodas e teve de usar aparelhos médicos por dois anos, tudo por conta da doença que tinha. Por outro lado, foi nesse tempo em que ele concretizou Donuts, sua obra-prima – boa parte desse processo foi feito no hospital. O álbum foi lançado em fevereiro de 2006, exatamente no dia de seu aniversário. Três dias depois, J Dilla faleceu por conta de problemas cardíacos.

O mais incrível nisso tudo é que Donuts não transparece os problemas que Dilla teve de enfrentar em sua vida. Muito pelo contrário, é um trabalho extremamente forte e conciso, de um produtor impecável. As 31 faixas de Donuts são essencialmente instrumentais e não chegam a dois minutos. Se você geralmente gosta das bases de hip hop, mas não suporta as rimas, não tenho dúvidas de que esse é o disco pra você baixar. São quase 37 minutos de um hip hop instrumental que, pra mim, soa atemporal e à frente de seu tempo.

J Dilla (Jay Dee)
Donuts
(2006)

6 comentários:

Clara disse...

nossa, ele ficou muito magro.
zaclinho.

Anônimo disse...

tem certeza q essas musicas tão certas

Six disse...

sim, com certeza as músicas estão corretas. mais informacções:

http://wc08.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=10:0jfwxq8sldae

Unknown disse...

desculpa invadir os comentários desse jeito, mas eu vi que no seu outro blog você disponibilizou o disco do Oppenheimer. não acho em nenhum lugar. será que você sabe de algum outro link?
Valeu, abraços.

Anônimo disse...

fantástico o disco.valeu!

Six disse...

subi o oppenheimer pra você, d.

aqui:
http://www.zshare.net/download/5513022e72d295/