12 de dez. de 2007

Do You?

British Sea Power
Do You Like Rock Music?
(2008)

Esse disco é o rock segundo o British Sea Power. Mais explícito, impossível. Leia isso para saber mais e não continue se não quiser saber minha visão pessoal sobre o British Sea Power e seu rock.

Vou aqui voltar a bater na tecla do marasmo e da mesmice que o rock (disse rock) britânico sofre há anos, quase décadas. Poderia citar inúmeras bandas que seguem fórmulas e "cases" de "sucesso" sem criar absolutamente nada novo. Não quero inovação, vanguarda e experimentalismo. Quero honestidade.

E aqui a pergunta é simples e direta, honesta: "você gosta de rock?". E o que eu entendo é: sabe o post-punk de "The Decline of British Sea Power" e o new wave de "Open Season", como ficaram conhecidos seus primeiros discos. Eles suplicam, pelo amor de Deus, esqueçam isso. É só rock music. Mais: sabe Arcade Fire? Então, é só "Waving Flags". Já ouviu falar em post-rock? Então, é só rock instrumental na "The Great Skua". Está escutando um coral ou vendo um coral no fundo do mar? É só o British Sea Power.

O maior mérito do disco é como eles conseguem extrair beleza, nervosismo e inquietação dessas 12 faixas sem ter que apelar para baladas e gritos. "Canvey Island", "A Trip Out" e "No Need To Cry" estão entre as minhas favoritas por enquanto, fora as já citadas.

Nenhum comentário: